sábado, 11 de abril de 2015

Eu fiz uma histerectomia total abdominal + ooforoplastia bilateral. Hoje completo um mês de operada. Não foi e nem esta sendo fácil... Mas, para quem vai passar por isto: calma e orientação médica.
Meu relato semanal:
1ª semana: muita dor. Na hora de levantar da cama s sensação era de estar carregando um peso (gigantesco) no abdomem. O intestino só funciona com medicação (prescrição médica). Não existe posição confortável para dormir. Então, a saída e virar/mudar a sua posição no leito (a cada duas horas pelo menos). Dor intensa no cóccix devido à pressão corporal (o meu inclusive esfolou tanto, que soltou pele e fiquei com a sensação de dormência por uns 20 dias). O abdomem fica inchado e dolorido. Em uma das idas ao banheiro, desmaiei... (dor intensa e fraqueza). Faz se necessário seguir TODAS as orientações médicas: medicamentos  no horário correto, aumento da ingesta hídrica e consumir alimentos saudáveis (frutas, verduras e legumes) e paciência.
2ª semana: as dores persistem ao levantar-se do leito e movimentar. Principalmente quando tosse, espirra e rir (estranhamente fazemos tudo isso, mesmo sem ser o momento adequado). O intestino preguiçoso continua a incomodar  provocando dor e sensação de peso ao levantar. Deitada essa dor não se manifesta de forma intensa. Confesso que bebi menos água do que deveria. Mas meu corpo se encarregou de me avisar da maneira mais rápida: DOR. O abdomem apresenta-se ainda distendido. Não dá para ficar sentada, devido à ardência.
3ª semana: as dores são menos intensas ( as fisgadas são mais espaçadas). O uso de cinta modeladora aumenta a segurança dos movimentos. O abdomem ainda um pouco inchado continua dolorido. O fato de a roupa esbarrar no corte cirúrgico traz desconforto.
4ª semana: as dores são menores. O  uso da cinta já é quase constante (respeitando a recomendação médica). A vulva encontra-se inchada, assim como a parte superior do corte cirúrgico. Agora estou cuidando de uma infecção. Não tive corrimento aparente, mas no exame médico verificou-se uma intensa secreção de origem infecciosa no canal vaginal. Por isso sinto dores (fincadas no baixo ventre). Vigiar a temperatura e avisar ao médico é a importante recomendação do momento


4 comentários:

  1. Nos Homens não endentemos muito bem os nomes dados aos problemas femininos. O que é histerectomia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Ótima pergunta. Histerectomia é a retirada do útero.
      Um abração

      Eliminar
  2. Fiz histerectomia total há 35 dias e até hoje sinto dores a cirurgia correu bem o difícil estou achando o pós operatório, fiz pelo SUS entre tratamento e cirurgia, foi um ano e meio.

    ResponderEliminar
  3. Vou fazer dia 22/01/20 estou com muito medo, vou ter que tomar calmante antes pela anciedade

    ResponderEliminar